HomeNot�ciasAgendaPlano de ActividadesLinksSugest�esContactos

 
Hoje: 30Ontem: 161
   
População
Dados Históricos / População
 



Actualmente, a população da nossa terra é constituída maioritariamente por uma faixa etária envelhecida, pois com o passar dos anos e a procura incessante de melhores condições de vida e a consequente fuga ao trabalho agrícola, levou os mais novos a procurar outras paragens , quer pelo litoral do nosso país, quer mesmo no estrangeiro. Exemplo desta procura constante é a vasta e sólida comunidade de Proencenses que se encontra na freguesia da Ajuda em Lisboa, onde está sediada a Associação Fraterna dos Amigos de Nossa Senhora da Granja, um cantinho que a todos junta e os une a Proença.
Desta forma a taxa de natalidade entra em declínio, acentuando forte queda no crescimento populacional, originando o envelhecimento da sua população.

Assim, permanece na aldeia uma população que vive essencialmente da agricultura e da pastorícia, mas que humildemente sabe preservar todos os seus valores sócio - culturais tendo em consideração o campo, a aldeia e a família como locais de primordial aprendizagem. Estamos a falar da sua natureza, do seu património, da sua cultura popular, das tradições, das modas, da gastronomia, dos trajes, das rezas, das mezinhas, dos contos e lendas, de tudo aquilo que é nossa herança.
A nossa memória colectiva, as nossas raízes, os nossos saberes e sabores, e os nossos afectos são o legado que nos guarnece ao longo da vida.

O calor humano das nossas gentes, os exemplos que nos dão e a afeição que nos dedicam, são certamente o motor desta herança que todos, tão orgulhosamente, transportamos de geração em geração.

 
 
Junta de Freguesia de Proença-a-Velha © 2024
Desenvolvido por: albinet.pt